Bom galera to começando a investir na bolsa e quero compartilhar isso com vcs.Vou apostar minhas economias e ver se consigo fazer um capital e passar a viver dele.Espero conseguir com a ajuda de vcs.Abraços
Cara,operar na bolsa de valores é mais arriscado sim,mas conhecendo-se a operação os riscos vão diminuindo,por isso é sempre bom estudar alguma coisa antes de entrar pra valer.
Um livro que eu recomendo pra ter uma noção bem básica é o
Compra ou Vender?Como investir na bolsa de valores utilizando a análise gráfica.
Eduardo Matsuda
Saudações, caro joshuademoraes o primeiro passo vc já deu que é a sua insatisfação com a renda fixa.
Agora depende de você invista em bons cursos e livros, e aprenda a dominar os seus instintos, pois os seus maiores inimigos serão o medo,e a ganância.
Você está entrando num mercado bear ou seja, numa fase de depressão, e estará lidando com profissionais, portanto estude muito os fundamentos,e análise gráfica dos ativos que se interessar.
Nunca vá atrás de dicas, e vc mesmo será o seu analista, leia o livro investindo em small caps, do anderson, e esqueça este papo de comprar blue chips,e esquecer tem gente que comprou petr4 em 5X,XX, portanto é um grande engano.
No mais te desejo boa sorte, e um feliz 2009, com muito estudo e trades de sucesso.
CUIDADO COM AS DICAS DE PAPÉIS QUENTES EM FÓRUNS. RECOMENDO OS DOIS LIVROS DO ALEXANDER ELDER: "COMO SE TRANSFORMAR NUM OPERADOR DE SUCESSO" E "APRENDA A OPERAR NO MERCADO DE AÇÕES". NESSA ORDEM. MAS ANTES TALVEZ FOSSE INTERESSANTE LER UM MAIS INTRODUTÓRIO: "OPERANDO NA BOLSA DE VALORES UTILIZANDO A ANÁLISE TÉCNICA" DE JOSEILTON S. MAS LEIA ESTE COM CUIDADO, HÁ VÁRIOS PEQUENOS ERROS QUE PODEM SER NOTADOS MESMO PELO PRINCIPIANTE. TIPO: ELE ESTAR FALANDO SOBRE MERCADO ALTISTA E SE CONFUNDIR E FALAR EM BAIXISTA. ETC.
OUTRA COISA: VAI DEVAGAR. PRA QUEM TÁ COMEÇANDO PEGUE APENAS UMA PEQUENA QUANTIDADE DE DINHEIRO. BEM PEQUENA, PRA APRENDER A OPERAR, OU MESMO APELE PRAS CARTEIRAS VIRTUAIS.
UMA LEITURA INTERESSANTE QUE SÓ RECOMENDO DEPOIS DE VC LER OS LIVROS DO ALEXANDER É O PEQUENO LIVRO: AXIOMAS DE ZURIQUE. MAS NÃO O LEIA ANTES. PQ A LEITURA É MAIS FÁCIL. E VC NAO FICARÁ ENCORAJADO A LER OS LIVROS E ANÁLISE GRÁFICA.
Eu também me considero um principiante, tenho qse 2 meses de bolsa, nesse tempo já tive ganhos e perdas, mais perdas do que ganhos para ser sincero, não me incomodei muito com isso, considerei que o dinheiro que perdi foi equivalentea etar pagando um curso, te garanto que aprendi bastante coisa nesses 2 meses, muitas discusões do fórum são boas de se acompanhar, você acaba tirando um bom proveito, outras são lendarias, pessoas incentivando, compre, vai dar 500%, tome cuidado com essas, a gde maioria é gente querendo se livrar de papel, ou tentando forçar a valorização...
uma dica, antes de colocar o seu dinheiro, passe umas 2 semanas acompanhando, finja que esta comprando, ex, agora o papel X está custando R$5,00, e vc o quer, tem certeza de que irá subir, não o compre, veja se a tua certeza é valida, veja se o papel realmente valorizou, quando começar a acertar mais do que errar, ai sim comece a investir o seu dinheiro.
Outra dica, não coloque todo o seu dinheiro, comece pequeno, invista aqui 20% a 30% do que você possui para investir, pelo menos até se sentir mais seguro...
legal.O interessante é que eu ja manjo um pouco de analise técnica (odeio Fundamentalista), entendo sobre MM, MACD,BB Volatilidade etc.Participei do simulado Folha.Tenho gde interesse em Gerdau pelos preço atual e pelo passado recente do papel, pois parece q esta numa tedencia de alta nesse ultimos dias.Swing Trade, esta é a modalidade que quero, comprar num dia e vende-los apos 3,4 ,5 dias buscando sempre uns 5 %, se atingir um fundo com tendencia a subir compro de novo e mando bala depois, mas se cair abaixo do preço comprado, seguro o papel (nao sei se vale a pena Stop Loss numa tedência alta), até atingir o preço alvo com paciência`.É isso.Comentem por favor.
ja tenho noçoes de AT e seus principais indicadores e osciladores.Tento estudar o passados dos ativos usando-as, confrotando dados dos osciladores em relação a o pto de entrada e saida.Realmente, renda fixa não vale a pena, principalmante pra mim.Tenho interesse em aplicar 12000 em Gerdau e Petrobras e extrair valores de no minino 5 % ao mês operando no Swing-trade em relação a capital empregado, se for possivel é claro, pois nas minhas simulações no EXCEL (onde ptos de entrada e saida dos preços médios da Gerdau apontaram algo em torno de 25 %) é uma coisa e na prática pode ser outra.Portanto 5 % no minimo fico satisfeito.Comentem por favor.